segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Viagem Uruguay, Argentina e Chile - A Jornada - Dia 14 de Abril - oitavo dia

Segunda-feira, na madrugada tivemos temperaturas negativas em Los Angeles, café, quando íamos saindo um desentendido com a recepcionista do hotel, havíamos pago o hotel na noite anterior e tínhamos o recibo, e na ficha não constava nosso pagamento, ai mostrei o recibo e tudo bem, saímos e logo estávamos na Ruta 5 novamente, retas e frio, e graças a Deus o vento deu uma parada, logo estávamos pegando uma estrada secundaria que ruma a Villaricca, ao longe começou a surgir o Vulcão Villaricca imponente e belo, o dia era lindo e o céu de brigadeiro, logo estávamos em Villaricca, na chegada, um pouco antes das 11 hs da manhã, ao passar sobre uma ponte na entrada do lugarejo, percebemos que havia ao lado uma outra ponte em construção e que de cima desta outra ponte se tinha uma vista do lago Villaricca e do vulcão Villaricca muito linda, ai demos meia volta e fomos lá na ponte em construção, ao estacionar o Rodrigo comentou que logo viria alguém mandar sair da onde estávamos, falei que se nos mandassem sair sairíamos, só fechei a boca e olhamos para o lado vinha um cara com um capacete branco em nossa direção e acenava para nós, pensamos vai mandar nós sairmos, estávamos enganados o Salvador, esse era seu nome, chegou e perguntou se queríamos que ele tirasse uma foto nossa, conversamos um bom tempo com ele, e foi muito atencioso conosco, nos deu dicas de onde irmos e de onde nos hospedarmos, nos indicou um lugar para almoçarmos, e depois de muita insistência nossa acabou almoçando conosco, comida simples e bem quente e forte, afinal era o refeitório dos operários que trabalham na construção da ponte, conversas amistosas e logo chegou um colega de trabalho do Salvador, o Rodrigo, também gente boa, almoçamos e nos despedimos e seguimos para conhecer o vulcão, subimos por uma estradinha e fomos subindo e a neve foi aparecendo, e fomos subindo e daqui a pouco tinha muita neve e gelo pelo caminho, tiramos muitas fotos e aproveitamos o visual lindíssimo, com o contraste do vulcão com neve e lá embaixo o lago com muito sol, ficamos ali por algum tempo e logo descemos e fomos para Pucon que é uma cidadezinha tipo playmobil que esta ao pé do vulcão, lugar bonito e também na beira do lago Villarrica, lugar bem legal, após pegamos o caminho de Lican Ray, lugarejo que tem o Lago Lican Ray como referencia e fica a uns 25 km de Pucon, ficamos ali poucos minutos e conversamos com dois nativos, senhores de 60 e poucos anos que estavam interessados em nos alugar um passeio de barco, perguntei para eles o que tinha vontade de perguntar e até então não tinha tido oportunidade: "O vulcão já entrou em erupção?" e eles responderam que em 1972 foi a última vez que houve uma erupção do Villarrica e ele mandou lavas e cinzas por uma semana para o alto e queimou muita vegetação na sua volta, os lugarejos próximos foram evacuados e até hoje o Villarrica está ativo, agradecemos aos dois senhores, e saímos com as motos, ai lembrei de uma foto que tirei lá em Pucon em que aparece um semáforo em uma parede de um prédio sobre o alerta vulcânico, e fiquei pensando como é viver em uma região com esse tipo de ameaça, como deve ser inseguro... Saímos de Linca Ray e fomos em direção a Pingue Pulli, lugarejo banhado pelo lago Pingue Pulli, e bem acanhado, ali chegamos no anoitecer, e após umas fotos básicas, seguimos uma dica dada pelo nosso amigo "Salvador" sobre onde se hospedar, procuramos "Las Cabañas de Hospedagem", e mesmo sem sabermos o que era na realidade encontramos uma casa de família traduzindo para o nosso cotidiano Brasileiro, ficamos em um quarto com banheiro no corredor e pagamos 5 mil pesos chilenos por pessoa, foi uma noite fria, e fomos dormir cedo...